Guia do Usuário oficial do QGIS para versão 1.7.4

13/07/2012 23:19

É com grande prazer que a equipe do LAAm em conjunto com a Comunidade QGISBrasil anuncia o Guia do Usuário oficial do software Quantum GIS (QGIS) em português brasileiro. Escrito para a versão estável 1.7.4 do QGIS, o Guia do Usuário conta com 291 páginas, muitas seções e trás um tópico adicional “Usando Complementos Externos”.

A tarefa de construção do Guia do Usuário do QGIS teve início há mais de um ano com o projeto de extensão “Adequação do Aplicativo Computacional Quantum GIS, um Sistema de Informações Geográficas para o Público Brasileiro” coordenado pelo professor Arthur Nanni e contou com a participação de estudantes do curso de geografia e usuários do QGIS espalhados pelo Brasil.

O Guia do Usuário em português é baseado na versão original em inglês, porém com cara brasileira, pois foi confeccionado com quase a totalidade das telas baseadas na interface do QGIS em português . Mais do que isso, trás consigo um novo banco de amostra com bases vetoriais e raster, que tornam mais familiar o aprendizado ao usuário brasileiro.

O lançamento do manual para a atual versão estável 1.7.4 do QGIS marca o aniversário de 2 anos da comunidade QGISBrasil e é, com certeza, o fruto de maior significância dessa caminhada inicial.

Cunhado por muitas cabeças e mãos, esta obra apresenta carências e erros que, com a surgência de suas novas edições que acompanharão as futuras versões do QGIS, serão aos poucos resolvidos para que tenhamos um produto cada vez mais confiável para orientação no aprendizado do QGIS.

Saiba mais diretamente no site da Comunidade QGISBrasil