Equipe do LAAm percorre o oeste de SC para levantamento de informações hidrogeológicas

08/09/2016 13:22
Equipe no afloramento da Fm. Serra Geral

Equipe no afloramento da Fm. Serra Geral

Durante os dias 7 à 11 de agosto de 2016 a equipe do LAAm, constituída por Arthur Nanni, Luiz Fernando Scheibe, Leila Amaral, Mariana Blank, Regiane Silva e Rossana Borelli, percorreu várias cidades na região do meio e extremo oeste do planalto catarinense. A atividade teve como principal objetivo realizar a verificação in loco de poços profundos previamente cadastrados, que captam água do Sistema Aquífero Guarani, bem como o levantamento de novos poços com o intuito de melhorar a rede de informações, que dá suporte as investigações científicas do Projeto Rede Guarani/Serra Geral.
Além dessa atividade, a equipe pode verificar as informações pertinentes a geologia atualizadas em 2014 pelo mapa geológico desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil, que propõe novas unidades estratigráficas para a Grupo Serra Geral. As características dessas novas unidades foram confirmadas e farão parte das bases cartográficas adotadas para o estudo de avaliação da vulnerabilidade à contaminação do Sistema Aquífero Integrado Guarani/Serra Geral (SAIG/SG).

Reconhecimento de solos no município de São Miguel do Oeste.

Reconhecimento de solos no município de São Miguel do Oeste.

Por fim, a equipe avaliou a consistência de outras bases cartográficas e realizou a tomada de estruturas tectônicas, para estabelecer padrões de evolução do terreno, que contém mananciais subterrâneos importantes para o desenvolvimento de Santa Catarina.

Esta pesquisa de campo faz parte da Meta 1 – Componente 1 (M1C1) do Projeto Rede Guarani/Serra Geral, que compreende a coleta de dados hidroquímicos, mapeamento geológico estrutural e hidrogeológico da área de ocorrência do SAIG/SG em Santa Catarina.

A pesquisa está sendo desenvolvida com o apoio da Rede Guarani/Serra Geral, um projeto fomentado pela FAPESC, ANA, Caixa Econômica Federal, MCT e CNPq.

Texto: Rossana Borelli e Regiane Silva