Gestão de águas subterrâneas da RGSG ganha ferramenta de apoio

27/07/2017 12:13

Equipe de pesquisadores envolvidos: Luiz Fernando Scheibe, Luiz Motta, Arthur Nanni e Mariana Blank.

A Rede Guarani/Serra Geral (RGSG), em parceria com o IBAMA, a comunidade QGISBrasil, o LAAm e o Laboratório de Hidrogeologia, promoveram melhorias na ferramenta Midvatten, um complemento de processamento de informações sobre águas subterrâneas.

O Midvatten, desenvolvido pela empresa sueca de mesmo nome, é uma ferramenta de processamento de informações de águas subterrâneas, de código aberto e incorporado ao QGIS.

Luiz Motta, servidor do IBAMA e contribuidor de scripts para o QGIS, esteve em Florianópolis para auxiliar a equipe do LAAm na internacionalização do complemento Midvatten. Esse passo no desenvolvimento permitirá que a ferramenta seja traduzida para o português e outros idiomas. No caso do Brasil, Mariana Blank, acadêmica e membro da comunidade QGISBrasil, ficou responsável pela adequação da terminologia técnica utilizada pela ferramenta.

O intuito dessa atividade é prover uma ferramenta de processamento de dados à todos os pesquisadores participantes da RGSG, facilitando assim, a comunicação de dados e pessoas entre as diferentes parceiros que compõem a RGSG, pois a ferramenta é livre. Logo, os usuários da ferramenta poderão não apenas utilizar, mas também colaborar para o seu aprimoramento.

Outro passo importante é permitir que laboratórios de pesquisa e ensino possam dispor de uma ferramenta para formação de alunos dos cursos de geologia, na temática da hidrogeologia. Tão logo estejam prontos os tutoriais de uso do Midvatten, os mesmos serão disponibilizados no site do Laboratório de Hidrogeologia.

A iniciativa contou com o apoio da Rede Guarani/Serra Geral, um projeto fomentado pela FAPESC, ANA, Caixa Econômica Federal, MCT e CNPq.