Tecnologias livres auxiliam atividades de pesquisa do LAAm

17/09/2018 18:15

A equipe do LAAm publicou artigo O uso de geotecnologias livres: QGIS e EpiCollect no levantamento de dados em Geociências, na edição número 21, do periódico GeoFocus, organizado pela Associação de Geógrafos da Espanha.
O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Projeto Rede Guarani/Serra Geral como metodologia autônoma de baixo custo voltada para a coleta de dados em atividades de campo a partir das geotecnologias livres QGIS para Android e EpiCollect. O artigo conclui que uso dessas ferramentas é eficiente para a coleta de dados e navegação em tempo real em campo. A combinação delas também mostrou a versatilidade de aplicá-la em atividades acadêmicas e profissionais sem custos adicionais.

A experiência exposta no artigo está sendo amplamente utilizada no levantamento de informações de campo referentes ao Projeto Rede Guarani/Serra Geral. Além de acessível em termos econômicos, a adoção das tecnologias livres permite a aquisição de informações simultâneas e centralizadas em um banco de informações comum, fornecendo uma maior dinâmica e confiabilidade no processo de pesquisa.

A pesquisa contou com o apoio da Rede Guarani/Serra Geral, um projeto fomentado pela FAPESC, ANA, Caixa Econômica Federal, MCT e CNPq.

Texto: Geovano Hoffmann

Revisão: Arthur Nanni