Geoturismo no planalto catarinense é tema de pesquisa

21/07/2020 12:44

O estudo Subsídios à criação do Geoparque Pedras Brancas, Planalto Catarinense, Sul do Brasil, tema do trabalho de conclusão de curso em Geologia do geólogo Eduardo Rapanos, integrou dados geológicos e geomorfológicos através da metodologia Geossit, visando identificar, inventariar e quantificar a geodiversidade da localidade das Pedras Brancas no planalto catarinense. O estudo tem como objetivo contribuir com a conservação dos recursos naturais e fomentar o geoturismo na localidade.

Lagos, corredeiras e a “pedra furada” fazem parte do elenco de atrações turísticas reveladas pela riqueza das formas geológicas da região.

A pesquisa identificou seis geossítios em 162 km² localizados próximos a Lages/SC. Os geossítios são áreas bem delimitadas que possuem relevância do ponto de vista científico, turístico e educacional. Eles caracterizam processos que moldaram e moldam a superfície da Terra, identificados a partir de minerais, formas de relevo, estruturas geológicas dentre outros aspectos naturais.

O estudo revelou uma ampla ocorrência de feições relacionadas a unidade geológica conhecida como Formação Botucatu. Esta formação geológica é composta por rochas que se formaram há 150 milhões e constituíam as areias de um extinto deserto, que hoje funciona como o aquífero Guarani. Nos geossítios mapeados é possível se observar estruturas geológicas que remontam a morfologia das dunas do antigo deserto, bem como a interação da rocha com os processos de intemperismo e erosão atuantes no presente. A interação entre a rocha e os agentes geológicos esculpidores da superfície do planeta dão origem a curiosas formas de relevo incluindo cânions, vales, cuestas, cavernas, cachoeiras e corredeiras.

As características da geodiversidade quantificadas pelo aplicativo Geossit revelam a importância geológica nacional, regional e local da localidade no que tange aos monumentos naturais. Foram analisados atributos que valorizam a beleza cênica, a quantidade e qualidade de feições geológicas e sua facilidade de interpretação por diferentes segmentos da sociedade, sua raridade e abundância, seus acessos e proximidades com restaurantes, hotéis e atividades culturais conferiram relevâncias do tipo Internacional e Nacional aos geossítios.

A pesquisa, que contou com apoio do Projeto Rede Guarani/Serra Geral, espera contribuir para o desenvolvimento do geoturismo na região com ênfase no desenvolvimento de roteiros turísticos de contemplação, técnicos, de aventura e pedagógicos, além de estimular uma consciente gestão dos recursos naturais. Assista abaixo o vídeo com a apresentação sobre a pesquisa.

Texto: Eduardo Rapanos. Revisão: Arthur Nanni

Tags: geodiversidadegeossítiosgeoturismo