Equipe do LAAm publica artigo na GEOSUL

13/07/2017 23:29

Visão panorâmica da Bacia do Rio Biguaçu na porção central do litoral catarinense

A equipe do LAAm publicou artigo O uso da terra e a sua influência sobre o volume das águas na Bacia do Rio Biguaçu/SC, na edição de julho/2017 do periódico Geosul. O trabalho é derivado do trabalho de conclusão de curso em Geografia de Geovano Pedro Hoffmann e desenvolvido sob a orientação do prof. Arthur Nanni.

A temática partiu das evidências de que mesmo com o aumento dos volumes pluviométricos desde a década de 1980 para a região, refletindo em aumento da frequência de enchentes e inundações, a percepção da população local divergia quanto a permanência das águas na bacia hidrográfica, indicando que, no mesmo período houve uma redução do nível mínimo das águas.

Aplicando-se a abordagem da análise ambiental sistêmica, foi avaliada como a alteração do uso e cobertura da terra está interferindo na dinâmica hidrológica da bacia hidrográfica em questão, a interferência dos trechos fluviais retilinizados e quais as perspectivas e recomendações, frente ao futuro cenário de expansão da área de aglomeração urbana da Grande Florianópolis sobre a bacia hidrográfica.

Texto: Geovano Hoffmann