Programa Bosque do CFH.

Este Programa surgiu em 2022, mas trata da sequência de trabalhos de extensão de seis anos, em parceria com com projeto institucional da direção do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 

O Bosque do CFH é um espaço de área verde da UFSC que abriga uma Área de Preservação Permanente (APP) de mata ciliar com remanescentes de vegetação nativa. Além de sua função ecológica, a área é um ambiente de convivência da comunidade acadêmica e tem sido utilizada para atividades didáticas do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), Grupo de Escoteiros Desterro (GED), Colégio de Aplicação (CA), além de aulas e atividades de extensão do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, além de outros cursos de outros centros.

Até início de 2013 essa área encontrava-se em crescente degradação, sendo utilizada como estacionamento, depósito de lixo e entulhos.

A área do Bosque engloba além do CFH, o Centro de Ciências da Educação/CED, o Planetário, a sede dos Escoteiros.

Um dos fatores determinante é a presença de um curso d’água que caracterizam como Área de
Preservação Permanente, fortalecendo a responsabilidade da UFSC quanto ao desenvolvimento de projetos voltados ao reflorestamento da mata ciliar.

Figura: Área do riacho que corre pelo Bosque. Autor Orlando Ferretti, maio de 2021.

Nos últimos seis anos o Bosque do CFH passou por um processo de recuperação e revitalização, com a retirada de árvores do gênero pinus e eucaliptos, trabalho de recuperação de solo e plantio de espécies nativas para a recuperação do ambiente, com melhoria na paisagem e busca de restauração das funções ecológicas do habitat.

O espaço do Bosque do CFH é fundamental para conservação da biodiversidade, em especial das aves, por servir como corredor ecológico em meio a área densamente urbana da Bacia do Itacorubi, sendo um fragmento com vegetação que permite a integração entre as manchas de vegetação na bacia hidrográfica do Itacorubi.

Figura: Atividade de mutirão para plantio de espécies nativas em área mais próxima aos prédios do CFH. Autor Orlando Ferretti, novembro de 2021.

A bacia hidrográfica do Itacorubi, onde está situado o Bosque do CFH, passa por um processo de urbanização intenso (segunda maior densidade populacional da Ilha de Santa Catarina), em especial com a verticalização nos bairros Itacorubi, Trindade, Córrego Grande e Carvoeira. O Bosque está localizada no Campus Trindade/UFSC, possui aproximadamente cinco hectares ou 50.000 m², situada na parte sul do campus, adjacente a Av. César Seara, no Bairro da Carvoeira, ao lado do Centro de Filosofia e Ciências Humanas/CFH e devido ao seu uso e a ligação das pessoas ali alocados ficou conhecida como Bosque do CFH.

A bacia do Itacorubi possui áreas protegidas, especialmente nas encostas e na planície costeira: Parque Natural Municipal do Morro da Cruz (ocupando o maciço de mesmo nome); Parque Natural Municipal do Maciço da Costeira (ocupando parte do Morro do Pantanal); Parque Municipal do Itacorubi (ocupando a área de manguezal). Além dessas Unidades de Conservação, há Áreas de Proteção Permanente (APP) nas encostas, topo de morros, manguezal, nascentes e nos rios da região. Também nessa bacia estão fragmentos de habitat que possuem tombamento especial, como o Parque Ecológico do Córrego Grande e o Parque Linear do Córrego Grande, constando como Área Verde no Plano Diretor do município.

Nesse contexto de áreas protegidas, o Bosque do CFH (considerado uma Área Verde) tem em seu polígono um rio que desce do maciço do Morro da Cruz, do bairro Serrinha, atravessando o Bosque no sentido oeste – leste. Este córrego e suas margens, como APP, estão dentro do acordo feito entre a UFSC e a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM), o Termo de Compromisso n° 16/2013.